Biografia de Angelina Jolie – Atriz e ativista humanitária norte-americana
Angelina Jolie é uma das atrizes mais famosas e influentes de Hollywood, além de ser uma cineasta e uma ativista humanitária reconhecida mundialmente. Neste post, vamos contar a sua história de vida, desde a sua infância até os seus projetos atuais.
Angelina Jolie nasceu em Los Angeles, no dia 4 de junho de 1975, filha dos também atores Jon Voight e Marcheline Bertrand. Ela tem um irmão mais velho, James Haven Voight, que também seguiu a carreira artística. Angelina teve uma infância difícil, marcada pela separação dos pais, pelo distanciamento do pai e por problemas emocionais e de saúde. Ela sofreu de depressão, anorexia, automutilação e abuso de drogas, chegando a tentar o suicídio duas vezes. Ela também teve uma fase rebelde, na qual se envolveu com o submundo do punk rock e da cultura gótica.
Angelina começou a atuar aos sete anos, ao lado do pai, no filme Lookin’ to Get Out (1982), mas só voltou a se interessar pelo cinema na adolescência, depois de tentar ser modelo e agente funerária. Ela estudou no Lee Strasberg Theatre Institute e fez alguns filmes independentes e de baixo orçamento, como Cyborg 2 (1993) e Hackers – Piratas de Computador (1995). O seu primeiro papel de destaque foi no telefilme Gia – Fama e Destruição (1998), baseado na vida da modelo Gia Carangi, que lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para televisão. No ano seguinte, ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação como Lisa Rowe no filme Garota Interrompida (1999).
Biografia de Angelina Jolie – Atriz e ativista humanitária norte-americana
A partir dos anos 2000, Angelina se tornou uma das maiores estrelas de Hollywood, protagonizando filmes de sucesso como Lara Croft: Tomb Raider (2001), Sr. e Sra. Smith (2005), O Procurado (2008), Salt (2010) e Malévola (2014). Ela também recebeu elogios da crítica por seus papéis em filmes dramáticos como O Preço da Coragem (2007), A Troca (2008) e Invencível (2014), este último dirigido por ela mesma. Além de atuar, Angelina também se dedicou à direção, ao roteiro e à produção de filmes, como Na Terra de Amor e Ódio (2011), À Beira Mar (2015) e First They Killed My Father (2017).
Angelina também é conhecida por seu trabalho humanitário em diversas partes do mundo, especialmente em países afetados por conflitos armados, pobreza e violações dos direitos humanos. Angelina é embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) desde 2001 e foi promovida a enviada especial em 2012. Ela já visitou mais de 30 países em missões humanitárias e doou milhões de dólares para diversas causas sociais. Ela também recebeu vários prêmios e honrarias por sua atuação humanitária, como o Prêmio Humanitário Jean Hersholt da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2013 e o título honorário de dama da Ordem de São Miguel e São Jorge do Reino Unido em 2014.
Veja também a Biografia de Cristiano Ronaldo
Angelina também é mãe de seis filhos: três biológicos e três adotados. Ela foi casada três vezes: com o ator Jonny Lee Miller (1996-2000), com o ator Billy Bob Thornton (2000-2003) e com o ator Brad Pitt (2014-2016). Com Pitt, ela formou um dos casais mais famosos e admirados do mundo, apelidado pela mídia de “Brangelina”. Eles se conheceram nas filmagens de Sr. e Sra. Smith em 2004 e iniciaram um relacionamento que durou 12 anos, sendo dois de casamento. Eles se separaram em 2016, em meio a rumores de traição, abuso e brigas pela guarda dos filhos. O divórcio foi finalizado em 2019, mas a disputa pela custódia das crianças ainda continua.
Atualmente, Angelina Jolie continua atuando e dirigindo filmes, além de se envolver em projetos humanitários e educacionais. Ela também é uma defensora dos direitos das mulheres, da igualdade de gênero e da prevenção do câncer. Ela revelou em 2013 que fez uma mastectomia dupla preventiva, pois tinha um alto risco genético de desenvolver câncer de mama, doença que matou sua mãe em 2007. Em 2015, ela também fez uma ooforectomia preventiva, pois tinha um alto risco de câncer de ovário.
Angelina Jolie é uma mulher inspiradora, que superou muitos obstáculos e desafios em sua vida pessoal e profissional. Ela é uma artista talentosa, uma ativista comprometida e uma mãe dedicada. Ela é um exemplo de força, coragem e generosidade para milhões de pessoas ao redor do mundo.
Leia também: Siri, Alexa e Google Assistant – Entenda / Bolo Delicioso De Maisena Com Coco
Tags do artigo:
Primeiramente. Em seguida. Além disso. Por outro lado . Em contrapartida. Por conseguinte. E assim sendo. Por isso. De fato. Porém. Todavia. Contudo. Entretanto.