Com o passar do tempo e o uso jacente do celular, é generalidade que a memória do dispositivo fique lotada de arquivos e aplicativos, o que pode deixar o aparelho lento e com pouco espaço disponível. Por isso, é importante saber uma vez que limpar a memória do celular e liberar espaço, seja utilizando um dispositivo Android ou iOS.
No caso de dispositivos Android, existem algumas formas de liberar espaço na memória do celular. Uma delas é utilizar a função de limpeza de cache dos aplicativos, que remove arquivos temporários e dados desnecessários. Para fazer isso, basta ir até as configurações do celular, encontrar a opção de armazenamento e selecionar a limpeza de cache dos aplicativos.
Outra forma de liberar espaço em celulares Android é desinstalar aplicativos que não são mais utilizados. Muitas vezes, acumulamos diversos aplicativos que acabam ocupando um espaço considerável na memória do celular, e desinstalá-los pode fazer uma grande diferença.
Aliás, é importante fazer uma limpeza regular das fotos, vídeos e arquivos baixados no celular. Muitas vezes, acumulamos uma grande quantidade de mídias que ocupam um espaço considerável na memória do dispositivo. Para liberar espaço, basta selecionar as mídias que não são mais necessárias e apagá-las.
Já no caso de dispositivos iOS, a limpeza da memória do celular pode ser feita de forma semelhante. Assim uma vez que nos dispositivos Android, é verosímil limpar a cache dos aplicativos, desinstalar aplicativos não utilizados e deletar mídias desnecessárias.
Além das opções mencionadas supra, em dispositivos iOS é verosímil utilizar a função “Otimizar Armazenamento” para liberar espaço maquinalmente. Essa função permite ao aparelho armazenar fotos e vídeos em subida solução na nuvem, enquanto mantém versões mais leves no dispositivo, o que ajuda a poupar espaço.
Independentemente do sistema operacional do celular, é importante fazer uma limpeza regular da memória do dispositivo para prometer um bom desempenho e mais espaço disponível para novos arquivos e aplicativos. Ao seguir as dicas mencionadas, é verosímil manter a memória do celular limpa e organizada, garantindo um funcionamento adequado do aparelho.